1.o Pedal Verde em São Paulo!!! Participem!

O primeiro PEDAL VERDE acontecerá dia 29, próximo domingo, conforme informações do flyer acima. Todos que amam a cidade e a natureza estão convidados a participar! Vamos plantar ao menos três mudas nas proximidades da Av Sumaré.
Além de plantios pela cidade, temos a intenção de fazer limpezas de manutanção de árvores e canteiros. Estamos abertos a plantar também herbáceas e outras forrações!
Dicas do que levar para o plantio:
  • água para sempre ficar hidratado
  • luvas
  • ferramentas de manutenção de limpeza de canteiros e brotos ladrão
  • regador
  • adubo orgânico
  • alegria
  • muita vontade de ver a cidade com mais verde e com mais qualidade de vida
  • compartilhar conhecimentos e experiências

11 Comentários

Arquivado em Próximo Pedal Verde

11 Respostas para “1.o Pedal Verde em São Paulo!!! Participem!

  1. Pingback: Fim de semana agitado em Sampa | + Vá de bike! +

  2. Pingback: Bicis, Linux e Verde (tudo de bom). « Blog de Ecologia Urbana

  3. Carlos

    Eu acho ótimo a iniciativa do pedal verde. Pena que não englobe regiões mais periféricas da cidade como Jaguaré. Estamos precisando de mais verde.
    E por causa disto, esta semana foi muito chato. Na Rua Marselha, na altura do 1329, aqui no Jaguaré onde Soninha passou nesta semana, havia uma boa árvore saudável frondosa com uma copa que abrigava muita gente com sua sombra, pacatamente situada na calçada da praça, ao lado de uma agência do Banco do Brasil.
    Na quarta-feira (25/03/2009), foi cortada sem cerimônica alguma ! Como trabalho não vi acontecer, e por coincidência as luzes do local estavam apagadas quando cheguei em casa. Só fui ver o crime quando saí de casa para o serviço, na 5a. feira. Olha, se fosse em outra administração, eu estaria revoltado mas já estaria esperando falta de entendimento. Contudo, na sua administração, Soninha ? Essa não esperava. Aliás, outras árvores da região estão sendo sumariamente cortadas, e, sem estarem moribundas. Além disto, a árvore que deveriam ter removido, é do outro lado da rua, que está emaranhando-se na rede elétrica. A outra não estava fazendo mal a ninguém, e fornecendo a maravilhosa sombra nestes tempos de calor forte. E aí, digo para Soninha, o que diz disto ?

    • pedalverde

      Ola Carlos,
      Obrigada pelos comentários e participação.
      Informamos que o Pedal Verde atende as regiões perifericas da cidade sim, como Jaguaré. Podemos combinar pedaladas verdes por lá.
      Em relação a sua denuncia, importante ficar claro que o Pedal Verde não se confunde com as Subprefeituras da Cidade, faz apenas a ponte para definir áreas estratégicas de plantio e manejo.
      Pensando em sua mobilização em monitorar o verde da cidade, criamos no blog um item “Sugestões e Denuncias na Prefeitura” orientando todos a utilizar o SAC, 156 e atendimentos da Subprefeituras para sugestões de denuncias. Você deve utilizar esse espaço para encaminhar diretamente a denuncia/sugestões.

      • Carlos

        Eu já uso o SAC há muito tempo, e já enviei a reclamação, este corte de árvore foi tão inusitado principalmente de uma subprefeitura que tem como um representante antenado para a questão verde que fiquei muito indignado. O que valeu um ímpeto de aproveitar esta para desabafar. Contudo, fica a pergunta, afinal este pessoal não faz controle do que faz ? Não questiona o que faz ? Parece uma pirraça e de muito mal gosto.

    • Carlos, as árvores removidas pela Subprefeitura passam antes por inspeção do nosso agrônomo, que é muito rigoroso. Se removem árvores sem a autorização dele, é uma prática irregular ou até criminosa, seja por gente conteatada pela Subprefeitura ou diretamente pelos munícipes. Ou você acha mesmo que eu agora mando arrancar árvores saudáveis??? Agora, eu não posso saber das coisas por acaso, apenas pq entre aqui no Blog. Vc ligou pra Sub ou mandou email com a denuncia? Se cada cidadão for um fiscal ou observador, fica mais fácil cuidar da cidade!

    • Mandei uma resposta antes, mas até agora não foi publicada, então acho que não chegou… Vou tentar de novo:
      Carlos, árvores são podadas ou removidas pelas equipes contratadas pela Subprefeitura depois de uma vistoria do nosso agrônomo, que é muito consciencioso. Várias vezes ele desagrada as pessoas ao negar autorização para a remoção de uma árvore, por ela estar sadia.
      Mas acontecem remoções irregulares ou ilegais, que devem ser objeto de denúncia, tanto quanto qualquer outra desonestidade. Às vezes pessoas dizem estar trabalhando para a prefeitura (ou autorizadas pela prefeitura) e não estão; às vezes as equipes contratadas aceitam um pagamento “por fora” para fazerem o que não devem.
      Agora, absurdo mesmo é você pensar que eu mandei cortar uma árvore sadia (por “pirraça”?!), ou que fui conivente com isso. Se pensa isso de mim, como poderia estar decepcionado? Se acha que é assim que eu ajo, só pode me achar uma idiota, e aí não há decepção possível…
      O fato é que a Sub deve ter um milhão de árvores; ou as pessoas me ajudam a fiscalizar o serviço, ou vou precisar de um milhão de fiscais contratados.

      • Carlos

        Eu não disse que você mandou cortar, a minha decepção é que o controle afrouxou seja no controle como na investigação … Estar árvores foram sendo cortadas indiscriminadamente faz alguns meses, parte antes da sua posse parte depois … deve ter uma máfia agindo …
        E dei o alerta aqui bem no moemnto oportuno quando todo mundo está aparentemente aliviado que está se plantando árvores, mas vê se em outro canto se faz corte criminoso como este citado e também há o oposto, como o do jardim Leopoldina, abarrotando de árvore a praça Apecatu ( Perto da Ceasa e do Parque Villa-Lobos ), o ridículo disto é que vai criar problemas futuros por tirar a visão do trânsito e deixar mais escuro, apropriado para tocaia de assaltos …. E eu estou dando o alerta, um dos fiscais voluntários de proteção ao verde …
        Aproveitando, passei numa loja de construção e vi que estão rigorosos na venda de madeiramento, é algo a se investigar pois pode estar relacionado …

      • Carlos

        Uma coisa neste pedalar verde, muitas vezes plantar árvore em lugar inadequado impede justamente a construção de ciclovias … algo que também o objetivo da manifestação. Como neste outro comentário, abarrotar a praça Apecatu de mudas de árvores não faz sentido algum, vai criar problemas. E é essa falta de fiscalização e monitoramento que faz com que estas propostas acabam sendo esquecidas, pois acaba virando algo hipócrita frente a estes problemas de popular de verde a cidade.

      • Plantar árvore em local inadequado impede a construção de ciclovias? Não, eu não li isso… Só se você estiver querendo fazer ciclovia no meio de uma praça ou de um canteiro! Ou você acha o pessoal do Pedal Verde quebra a calçada pra plantar árvore?

        E, mesmo que fosse, quem disse que tirar espaço da calçada para fazer ciclovia é algum tipo de solução pra alguma coisa? Sugiro dar uma lidinha no Manifesto dos Invisíveis: http://tinyurl.com/d7cjjj

        Garanto pra você que no asfalto, que é o lugar certo para as biciceltas, eles não plantaram nenhuma árvore…

  4. pedalverde

    O Pedaal Verde domingo foi lindo!

    A energia estava contagiante, desde o início – todas as estratégias adotadas para colocar as ferramentas e mudas nas bikes – até o caminho regado de comentários de apoio de curiosos, joaninhas, sombra da muda em nossas costas, a grande mochila do Mig, a pedalada da Cyra, e a musica saindo do forno – até o plantio acompanhado de crianças e moradores que frequentam a praça, que se disponibilizaram a cuidar da muda.

    Dona Zezé que frequenta a praça, disse logo no início: “nossa, nunca pensei em cuidar do verde desta praça e sempre veio aqui. As pessoas não são más, apenas não orientadas. Todos os dias que vier vou trazer um regador e molhar a jaboticabeira.”

    E a nossa musica criada na inauguração do Pedal Verde, adaptada da musica Para não dizer que não falei de flores, do Geraldo Vandré :

    Pedalando e plantando a nossa canção,

    Uma cidade mais verde merece atenção!

    Nas escolas, nas ruas, praças, construções,

    Pedalando e plantando a nossa canção.

    Vem, vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe planta agora e cuida para crescer!

    Vem. vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe planta agora e cuida para crescer!

    Biss

    Parabéns pessoal!! Que cada pedalada lance muitas sementes, plante muitas arvores, muita vida, alegria!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s